top of page
  • Foto do escritorBeto

Conheça nossa história

Este é o nosso legado!



Carlos Roberto de Freitas



Sou um paranaense erradicado em São Paulo há mais de 40 anos. Radialista de profissão e visionário por necessidade. Nasci acreditando nas possibilidades, e por este motivo o Projeto Negrafite vive!


Conheça a nossa historia


Em 1.999 fui convidado a participar de uma reunião, onde eramos em oito Profissionais de Alta Performance (negros), para discutir a criação de uma televisão municipal São Paulo dirigida para empoderar o afro descendente. Elaboramos uma proposta que nem chegou a ser apresentada, devido alguns problemas políticos da época. Órfãos, tentamos continuar com a ideia, agora não como uma televisão, mas como um programa que pudesse representar este povo carente de informações. Gravamos nosso primeiro piloto e com a fita embaixo do braço, saímos para negociar. Não tínhamos conhecimentos em marketing, propaganda e publicidade. Todos nós éramos profissionais de Rádio e Televisão, sabíamos produzir mais não sabíamos como vender a ideia. Chegamos a apresentar nossa ideia em algumas emissoras de televisão e houve até alguns interesses, como, por exemplo, a Tv Cultura - Fundação Padre Anchieta, e a Rede Bandeirantes de Televisão. Mas definitivamente… Não sabíamos vender! Devido a estas dificuldades, todos os remanescentes abandonaram a ideia. Fiquei órfão novamente. Resolvi continuar agora sozinho com o projeto. No início o nome era Grafite, troquei o nome para Negrafite, criei uma logomarca, comecei a pesquisar conteúdos e visitar páginas concorrentes. Com um orçamento alto para televisão, e 14 anos depois da primeira reunião, resolvi produzir um piloto para facilitar a venda da ideia. Convidei Rapper/Apresentador Thayde, e apresentamos um programa piloto para as agências de publicidades e emissoras de televisão de São Paulo. O nosso piloto: Noites Black de São Paulo. Veja o link abaixo:


Algumas reuniões, alguns interesses, mas os orçamentos inviabilizam qualquer contrato. ​ Em 2015 resolvi me aventurar na web. Descobri uma oportunidade com orçamento baixíssimo — 90% abaixo — era a oportunidade esperada. Refiz a leitura, criei um briefing, gravamos um teaser:


Assim voltei a carga novamente. Ouvi algumas pessoas murmurarem: “Este, cara não desiste!” Eu acreditava na ideia. Continuei gravando pautas testes, até que um amigo que mora em Santos — cidade litorânea do estado de São Paulo — Álvaro Camargo Prado (meu mentor) disse: “Beto, por que você não cria uma base com profissionais de alta performance. Desta maneira, todos irão pensar juntos com você”. Putz… Álvaro, como eu não havia pensado nisso antes?! No LinkedIn encontrei profissionais nas áreas pretendidas. Marketing, Propaganda e Publicidade, Fotógrafos, Jornalistas, Profissionais de Rádio/Tv., e o pessoal da Engenharia de Informática. Como tinha que ser, uns vieram e ficaram, e outros (a maioria) passaram. Hoje, como a internet nos propõe, estamos libertos para pensar e criar. Estamos definitivamente rompendo barreiras. Estamos mergulhados no ecossistema do YouTube, Google, Instagram e Facebook, conhecendo e entendendo onde podemos chegar. Nossa base de produção de conteúdos esta em Santo Antonio da Platina — Paraná/Brasil. Enquanto a propaganda e marketing estão em Londres/UK. Mélissa Amouny (Francesa), empresária especialista em: Blockchain Technology & CryptoTechnologiesExpert, com formação em Administração & Marketing. Na América do Norte/USA, contamos com a colaboração da Alison Moses, especialista em: 4 language conferece interprete, M & E development specialist. Diversity guru. Negotiations acument to open doors: Brazil. Temos alguns colaboradores na Europa: Reino Unido, Portugal, Alemanha e França — África: Angola e República do Congo. Com o olhar no Afro Futurismo, queremos mais, queremos estar nos cinco continentes. Para isso, vamos incentivar a co-produção para estar integrados, e para que possamos receber matérias em vídeos ou textos enviados pelos filhos da diáspora. Como sempre, deixamos os agradecimentos para o final. O Projeto Negrafite deu um salto importante este ano. Algumas pessoas que assim como eu, ​acreditaram neste Projeto e vieram somar comigo para a construção deste site. São eles: Heleno Carlos de Freitas. Osni Serra. Cleide Aparecida Padilha. Adriana Mesquita. Alessandra Mesquita. Cristina Sato. Não tenho palavras para agradecer, então fica aqui a minha eterna gratidão! Ubuntu! Abril/2001

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page